TERRAPLENAGEM

28 agosto 2015

Antes da execução de uma obra de construção civil a grande maioria dos terrenos necessitam de terraplenagem. Pode-se entender como terraplenagem uma técnica construtiva que visa aplainar e aterrar uma determinada área, ou seja, para a construção de uma edificação, de uma usina hidrelétrica ou até mesmo de um conjunto residencial, é necessária a execução de movimentação de terra.

Para todos os serviços de terraplenagem são necessárias quatro operações básicas:

  • Escavação: é o processo empregado para romper o solo do seu estado natural para manuseio.
  • Carga do material escavado: consiste no carregamento da caçamba.
  • Transporte: consiste na movimentação da terra de um local para outro.
  • Descarga e espalhamento: constituem a execução do aterro propriamente dito. Quando as especificações determinam a obtenção de certo grau de compactação no aterro, haverá ainda, a operação final de adensamento do solo até os índices mínimos estabelecidos.

Geralmente este processo de terraplenagem é efetuado com maquinas ou equipamentos tais como pá, escavadeira, carregadeira, caminhão basculante, motoniveladora e dentre outros capazes de fazer o nivelamento do solo retirando terras de locais mais elevados para depositar em áreas do terreno mais baixo.

É essencial fazer o projeto de terraplenagem para facilitar a movimentação no local da construção, para evitar o gasto desnecessário e para a segurança em geral, evitando prejuízos.

É recomendável, em cada operação feita na terraplenagem o acompanhamento de um Engenheiro responsável para a execução da obra, seguindo as cotas de níveis estabelecidos no projeto de Terraplenagem.

São uma série de fatores a serem levados em conta num projeto de terraplenagem, portanto, se não executados de maneira correta conforme as normas técnicas, podem acarretar sérios problemas na construção como erosão e o possível deslizamento de terra.

Para mais informações, entre em contato com a ARQCRUZ Engenharia. Teremos o máximo prazer em responder a todas as suas dúvidas.