TELHAS FOTOVOLTAICAS

11 março 2016

A cada ano novos conceitos são implementados e desenvolvidos para suprir a grande demanda energética. As Telhas Fotovoltaicas (também conhecidas como Telhas Solares), é um exemplo de inovação que visa atingir estes novos conceitos. Trata-se de uma inovação tecnológica de energia renovável, limpa (já que, durante sua produção, não há emissão de gases poluentes) e inesgotável.

Feitas de cerâmica como as telhas convencionais, estas possuem ainda quatro células fotovoltaicas embutidas, sendo que os cabos são colocados por baixo do telhado. Essas células fotovoltaicas nada mais são do que dispositivos semicondutores com a propriedade de captar a luz do Sol e converte-la em energia elétrica.

Muitos confundem telhas solares com painéis solares, porém as telhas solares além de fornecerem a mesma energia limpa que os painéis solares, elas se misturam de forma mais natural em seu telhado.

Além disso, essas telhas podem suportar ventos de 120 km/h e são tão duráveis quanto os materiais de construção aos quais são integradas.

A Telha solar, além de gerar energia sustentável, ainda agradam os consumidores que prezam pelo estilo arquitetônico de suas casas ou empresas.

Atualmente, são encontradas no mercado diversas formas e modelos de telhas solares.

As vantagens oferecidas com a utilização deste sistema energético são diversas. Veja abaixo algumas delas:

  • Redução de perdas por transmissão e distribuição de energia, já que a eletricidade é consumida onde é produzida;
  • Redução de investimentos em linhas de transmissão e distribuição;
  • Edifícios com tecnologia fotovoltaica integrada não exigem área física dedicada;
  • Edifícios solares fotovoltaicos fornecem os maiores volumes de eletricidade nos momentos de maior demanda (Ex.: o uso de ar-condicionado é maior ao meio-dia no Brasil, quando há uma maior incidência solar);
  • Quando distribuídos estrategicamente, os geradores fotovoltaicos oferecem mínima capacidade ociosa de geração: por sua grande modularidade e curto prazo de instalação;
  • Em casos de troca a substituição é fácil devido ao sistema modular aplicado.

A principal desvantagem das telhas solares são o custo, por serem caras e exigirem um investimento inicial grande, mas que será recompensado já que a redução nas contas com energia pode chegar a 80%.

Cada avanço no setor energético é importante para gerar mais sustentabilidade e colaborar com as energias renováveis, limpas e inesgotáveis, temos que apostar nessas inovações para contribuir com o nosso meio ambiente.