SUSTENTABILIDADE ESTRUTURAL: A EFICIÊNCIA DOS PROJETOS SUSTENTÁVEIS

24 julho 2015

A construção civil tem um papel importante quando o assunto é sustentabilidade. Um projeto de alvenaria estrutural sustentável, por exemplo, consiste em um projeto eficiente que promova à redução e otimização do consumo de materiais e energia, a redução dos resíduos gerados, a preservação ambiental e a melhoria da qualidade do ambiente construído.

É um processo que organiza desde a parte da estrutura até o acabamento, projetando também a segurança dos usuários que vão efetivamente viver no local, a origem dos materiais utilizados e a conscientização social.

Este tipo de projeto reflete nos impactos causados ao meio ambiente, dentro do conceito de sustentabilidade visa reaproveitar ao máximo os recursos naturais disponíveis. Na elaboração de um projeto estrutural sustentável deve-se considerar todo o ciclo de vida da edificação incluindo seu uso, manutenção a sua demolição ou reaproveitamento.

 As edificações atualmente empregam cada vez mais soluções que utilizem medidas naturais para aquecimento, ventilação, iluminação natural, sem comprometer o conforto e a qualidade do ambiente e de seus moradores. Há muitas variedades de materiais alternativos reaproveitáveis, dentre eles o concreto sustentável, que além de evitar o grande descarte de resíduos, não utiliza a areia retirada do meio ambiente.  O concreto sustentável substitui cerca de 70% da areia natural por areia de fundição, é um investimento eficiente, ecologicamente correto e econômico. Sistemas prediais ou residenciais com projetos sustentáveis, nem sempre apresentam elevados custos, se comparados aos convencionais.

 O resultado final de uma obra ecológica, sustentável, é de grandes vantagens aos seus consumidores, não só beneficiados com o baixo custo, mas também pelo bem-estar e qualidade de vida.

 Para mais informações, entre em contato com a ARQCRUZ Engenharia. Teremos o máximo prazer em responder a todas as suas dúvidas.