SISTEMAS ESTRUTURAIS

26 agosto 2016

Toda construção necessita de uma estrutura. As estruturas se caracterizam por serem as partes mais resistentes de uma construção. São elas que absorvem e transmitem os esforços, sendo essenciais para a manutenção da segurança e da solidez de uma edificação.

Uma estrutura é formada por elementos estruturais, que combinados dão origem aos sistemas estruturais.

blog esgt

Figura 1 – Elementos eestruturais

A finalidade de uma estrutura é receber e transmitir os efeitos das ações sofridas para o solo. Dessa forma, as estruturas devem ser construídas com materiais que não são perfeitamente rígidos, chamados materiais estruturais.

A execução de uma construção, seja ela de grande ou pequeno porte, implica obrigatoriamente na construção de uma estrutura suporte, que necessita de:

Projeto: é fazer a determinação dos esforços solicitantes, a definição precisa das dimensões e a idealização de suas conexões e vínculos.

Planejamento: é selecionar o esquema estrutural mais conveniente, e definir seu arranjo geral; estimar dimensões com base em critérios de segurança, economia, funcionalidade e estética.

Execução própria: é materializar o que foi planejado.

Os principais requisitos da estrutura são: a segurança, durabilidade, economia, funcionalidade e estética. A estrutura deve ainda resistir ao vento, descargas atmosféricas, terremotos, incêndios, e ter um valor razoável de custo de mão-de-obra e materiais.

Existem várias opções de sistemas estruturais para edifícios. No caso da utilização do concreto armado, a maioria delas se compõe de lajes, vigas, pilares e paredes estruturais. Esses sistemas possuem variações, conforme se aumenta a altura dos edifícios, podendo inclusive agregar elementos de aço ou elementos mistos aço-concreto.

Na figura seguinte estão colocados alguns arranjos possíveis dos elementos estruturais, permitindo que se tenha uma visão geral do que hoje é feito no Brasil e no mundo.

estuturas blog

Figura 2 – Exemplo de sistemas estruturais de edifícios

A palavra chave para a escolha do sistema estrutural mais adequado é experiência, pois devem ser levadas em conta muitas variáveis, tais como custo, segurança, funcionalidade e estética.

O custo de uma estrutura convencional equivale de 15 a 20% do custo total da obra. Para vãos maiores o custo relativo sobe. Em ginásios, salas de espetáculo e etc. o custo da estrutura é o principal fator a ser considerado.

É preciso ainda haver boa coordenação entre o sistema de circulação, o sistema mecânico, e o sistema estrutural.

O sistema estrutural deve resistir a cargas verticais (os pórticos usuais devem resistir ao peso próprio e a sobrecargas de utilização), e a cargas horizontais (as paredes estruturais devem resistir ao vento e a terremotos).

Para mais informações, entre em contato com a ARQCRUZ Engenharia. Teremos o máximo prazer em responder a todas as suas dúvidas.