SISTEMA DRYWALL – CONSTRUÇÃO SECA, LIMPA E ECONÔMICA

01 julho 2016

Construções rápidas, econômicas e eficientes são alguns dos desafios encontrados no ramo da construção civil. Visto como uma solução viável para este quadro de necessidades, a chamada – Obra Limpa – apresenta vantagens quanto a velocidade, desperdício e manutenção da obra.

Um dos métodos de melhor custo x produtividade para paredes internas, forros, meias-paredes e revestimentos é o sistema Drywall que elimina o conceito de paredes com superfície robusta, rígida, feitas a partir de tijolos ou blocos.

Bastante adotado no exterior, o sistema chegou há duas décadas ao Brasil, e vem mudando cada vez mais o conceito de paredes e o processo da construção civil, por ser um sistema limpo, rápido, econômico e racional.

O Drywall é constituído basicamente de uma estrutura metálica leve em perfis de aço galvanizado formada por guias e montantes, sobre os quais são fixadas placas de gesso acartonado, em uma ou mais camadas, gerando uma superfície apta a receber o acabamento final, podendo ser pinturas ou aplicação de papel de parede, cerâmica e etc.

Apesar da aparência frágil, as chapas de Drywall que possuem os dois versos de cartão e o recheio de gesso aditivado, são resistentes. Isto, porque o pó de gesso nada mais é do que a rocha gypsita desidratada que ao entrar em contato com a água, vira pedra de novo.

Lembrando que o sistema Drywall, deve ser utilizado somente nos ambientes internos das edificações. Em caso de fechamentos externos o sistema utilizado é perfil de aço estrutural, conhecido como STEEL FRAME com fechamento de chapas cimentícias, que são mais resistentes à ação de ventos e chuvas.

VANTAGENS

  • Menor espessura das paredes proporcionando aumento da área útil do imóvel;
  • Liberdade de formas no projeto arquitetônico;
  • As paredes podem ter qualquer forma, e podem receber qualquer tipo de acabamento;
  • São muito leves, diminuindo, portanto, a carga da estrutura, permitindo a adoção de estruturas mais esbeltas, com redução e supressão de alguns elementos, tais como vigas sob as paredes;
  • Recebe qualquer tipo de acabamento;
  • Possuem boa resistência mecânica e excelente isolamento térmico e acústico;
  • Resistente ao Fogo, não propaga a chama;
  • A facilidade de instalação reduz o tempo de execução da obra e os custos de mão-de-obra;
  • Por ser uma construção seca evita perdas com massas e entulhos;
  • Instalações elétricas, hidráulicas, gás, telefone e outras são executadas e testadas durante a execução das paredes, evitando reabertura das mesmas, o que resultaria em desperdício de materiais, tempo e mão-de-obra.