SISTEMA CONSTRUTIVO MODULAR – ALVENARIA ESTRUTURAL

29 janeiro 2016

A alvenaria estrutural é um sistema construtivo racionalizado no qual a alvenaria além de ser elemento de vedação, tem a função de transmitir as cargas da edificação diretamente à fundação, sem a presença de vigas ou pilares.

A alvenaria estrutural pode ser aplicada na construção de muros de arrimo, residências, edifícios, hipermercados e até de indústrias. Além dos blocos de concreto, outros tipos também podem ser usados: cerâmicos, de vidro e de pedras.

Os Blocos de Concreto com função estrutural são aqueles para o sistema construtivo de alvenaria estrutural, aquele que não tem pilares e vigas de concreto, mas sim enchimentos chamados grautes, nos próprios blocos. Como vão ter que suportar uma carga maior, uma resistência maior que os blocos de vedação é exigida e deve ser estudada em projeto de cálculo estrutural. Por não utilizar pilares e vigas o sistema construtivo de alvenaria estrutural apresenta uma série de vantagens:

  • Não tem gastos com formas para execução de pilares e vigas
  • Gastos menores de concreto para grauteamento.
  • Tubulações passam por dentro dos blocos, evitando o re-trabalho de recortes e passagem de tubos
  • Sistema extremamente racionalizado – pouquíssimo desperdício de material
  • Economia pode chegar até a 30% do valor da obra.

A grande vantagem da utilização desse sistema é para construtores que buscam economia e praticidade. Ela é capaz de reduzir, significativamente, o custo da mão de obra, pois reduz a quantidade de formas, escoras e armaduras.

Além disso, o seu tempo de execução é menor em comparação com a alvenaria de vedação e, ainda, favorece a ampliação posterior das construções. Ela pode ser usada para construir desde casas isoladas a prédios públicos como igrejas.

Canaletas / Bloco Jota e compensadores– permitem a execução de vergas, contra-vergas, vigas, apoio de lajes, entre outras nas obras de alvenaria estrutural o meio bloco permitem o fechamento de modulações de alvenaria Blocos Stones / Split: Blocos de alvenaria com face texturada, colorido ou não, para utilização aparente.

Porém, esse método construtivo não é o mais utilizado, pois a opção pela estrutural requer por parte dos gestores das construtoras uma mudança da própria filosofia de trabalho da empresa pois, na alvenaria estrutural a concepção do projeto desde o nascimento da idéia tem que ter ênfase no planejamento e na padronização, eliminando assim o improviso e as sempre onerosas e pouco produtivas tomadas de decisões no canteiro, práticas comuns no cotidiano de muitas obras e construtoras.

Deve-se, ainda, citar a falta de engenheiros e arquitetos com conhecimento técnico adequado do método o que vem levando à repetição do ciclo de concreto armado ao longo das décadas.

Portanto, mais do que um sistema construtivo, a utilização da alvenaria estrutural é um exemplo aos novos engenheiros civis de que no exercício da nossa profissão, uma recomendação técnica significará, muitas vezes, quebrar paradigmas, romper estruturas antigas e reinventar até aquilo que supostamente vem dando certo.

Consulte a ARQCRUZ Engenharia para maiores informações.