RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL – MEIO AMBIENTE

14 agosto 2015

Quando o assunto é a construção civil é inevitável deixar de abordar a importância que a área possui no pais. Mas como todo empreendimento tem seu ponto negativo, a construção civil também tem o seu.

Atualmente nos deparamos com uma questão problemática: a constante produção de grandes quantidades de resíduos na construção civil.

Mas o que realmente são resíduos na construção civil? Resumindo, são os provenientes de reformas, construções, reparos ou demolições de obras. Pode-se dizer que o entulho que inclui os restos de tijolos, concretos, madeiras, sucatas de aço e dentre outros materiais são resíduos de uma construção, e que consequentemente causam grandes impactos ambientais se não forem devidamente manuseados.

Uma das soluções encontradas para resolver este tipo de problema é utilizando métodos como a reciclagem e o reaproveitamento.

A reciclagem e a reutilização destes resíduos são o melhor caminho para o desenvolvimento sustentável. Além de contribuir para a diminuição na degradação do meio ambiente, também reduz a poluição nas áreas urbanas, minimizando assim, os riscos de enchentes e assoreamento.

O reaproveitamento dos resíduos sólidos pode ser feito dentro ou fora dos canteiros de obras, materiais como concreto, argamassa, materiais cerâmicos, vidros e componentes de vedados, são submetidos a trituração e logo, são reutilizados para a fabricação de outros produtos, como por exemplo: misturando um pouco de aglomerante ao resíduo que foi triturado e transformado em pó, resulta em uma argamassa utilizada para diversos usos.

O reaproveitamento dos resíduos da construção civil é um fator importante, pois o desperdício de materiais gera custos para toda a sociedade e ainda ameaça a qualidade de vida e bem-estar do ambiente.

Reciclar estes materiais é até 40% mais barato do que descartar os resíduos em locais apropriados, como a lei determina, pois garante menos extração de matéria-prima, preservando assim, as áreas naturais e promovendo sustentabilidade.

Para mais informações, entre em contato com a ARQCRUZ Engenharia. Teremos o máximo prazer em responder a todas as suas dúvidas.