PROJETO ESTRUTURAL

18 setembro 2015

Na construção civil os projetos são elementos fundamentais para a execução da obra é neste momento que as decisões são tomadas para o andamento do projeto. O projeto de engenharia nada mais é que o guia de execução da obra, portanto é muito importante conter o projeto em mãos.

O projeto estrutural consiste no dimensionamento das estruturas que compreende garantir a segurança, economia e durabilidade da edificação.

Elaborado por um engenheiro civil esse projeto é de total importância pois é o responsável pela segurança do local impedindo possíveis complicações no decorrer da obra ou após sua conclusão.

Uma edificação com um projeto mal elaborado ou pior ainda, sem projeto estrutural pode acarretar sérios problemas à construção podendo apresentar incidentes como, recalque de fundação e anomalias, trincas, fissuras, deformações excessivas ou até mesmo o desabamento do local colocando em risco a segurança e o bem-estar dos moradores e funcionários.

Para a obtenção de um projeto de alvenaria plausível, deve-se confiar o projeto a um profissional qualificado sendo responsável por cada detalhe desenvolvido.

Após o dimensionamento das estruturas e o cálculo correto da alvenaria, o projeto poderá proporcionar inúmeros benefícios ao seu empreendimento, tais como:

  • Diminuição no tempo da construção;
  • Economia no custo da obra;
  • Flexibilidade e versatilidade da construção;
  • Resultados esteticamente modernos;
  • Fácil coordenação e controle;
  • Menor diversidade de materiais e mão de obra;
  • Liberdade de layout;

Além disso, um bom projeto estrutural pode ainda evitar surpresas durante a execução da obra, desenvolver diferenciais competitivos, antecipar situações desfavoráveis e tornar as decisões mais ágeis.

Para mais informações, entre em contato com a ARQCRUZ Engenharia. Teremos o máximo prazer em responder a todas as suas dúvidas.