O QUE É CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL?

08 julho 2015

Aplicável a qualquer tipo de edificação, não importa seu porte ou utilização, o conceito da Construção Sustentável é relativamente recente no Brasil e gera dúvidas sobre sua execução, vantagens e custos.

Para ser classificado como sustentável, o projeto deve apresentar eficiência no uso de água, energia e recursos naturais, sem deixar de promover conforto higrotérmico, visual, lumínico, acústico e de mobilidade aos seus usuários, contribuindo, assim, para a diminuição na emissão de carbono.

Entre as diversas possibilidades em termos de economia e benefícios à sociedade e ao meio ambiente que esse tipo de projeto oferece estão a maximização de recursos naturais e a economia gerada a médio e longo prazo, justamente por reutilizar ou reciclar elementos como a água.

Nos últimos meses, devido à escassez de chuvas que atingiu especialmente o estado de São Paulo e que tiveram como consequência falhas no abastecimento, é cada vez maior o número de empresas e condomínios residenciais e comerciais interessados em incorporar o sistema de reuso à planta já executada ou em fase de execução.

Projetos que contemplem a reutilização desse recurso para limpeza, irrigar jardins e abastecer caixas de descarga, aos poucos, vêm se popularizando devido ao apelo social e ambiental e, felizmente, à consciência de que o investimento se paga em forma da queda no valor pago na conta de água.

O mesmo se aplica aos projetos que aproveitam a água da chuva acondicionada em caixas d´água próprias ou cisternas. Torneiras e descargas que controlam a vazão da água também contribuem para a economia.

A adoção de lâmpadas econômicas ou LEDs, dimers, sensores de presença ou a instalação de placas fotovoltaicas para gerar energia a partir da luz do sol são algumas das medidas para promover a eficiência energética.

Além dos equipamentos, privilegiar a iluminação natural, incorporar ambientes com grandes vãos, lajes amplas e pé-direito ou, até mesmo, a construção de um simples jardim, contribuem para a obtenção de maior conforto térmico ao proporcionar melhor ventilação do imóvel e reduzir a utilização de ar-condicionado.

Materiais de construção recicláveis ou reutilizáveis, como madeira de reflorestamento, concreto e plástico reciclado, sem esquecer de adotar processos para conscientizar e obter redução no desperdício de materiais de construção e acabamento são detalhes importantes na execução de uma Construção Sustentável.

Para mais informações, entre em contato com a ARQCRUZ Engenharia. Teremos o máximo prazer em responder a todas as suas questões.