LAJES PRÉ-MOLDADAS

22 julho 2016

É bastante comum ver lajes de concreto em residências brasileiras sendo empregadas como cobertura, forro ou piso de uma edificação. Feitas a partir de placas ou painéis de concreto. Chegam terminadas ou quase-prontas na obra.

A sua constituição é feita por vigas ou vigotas de concreto pré-fabricados e blocos conhecidos como lajotas ou tavelas.

laje

A sua aplicação é muito rápida e fácil, e é essencial que o fabricante forneça o projeto completo da laje, incluindo as instruções de montagem, a espessura da capa de concreto e os demais cuidados.

Por serem feitas de concreto as lajes proporcionam o maior conforto e a segurança de sua casa. Sem falar, que as lajes pré-moldadas são as mais econômicas e mais simples de se executar. Além disso, dispensam a grande quantidade de madeira como na execução das lajes convencionais.

A desvantagem está em eventuais problemas de acabamento e na maior propensão a trincas. Entretanto, desde que sejam bem projetadas, são muito eficientes.

Estão disponíveis 6 tipos de Lajes pré-moldadas.

Convencionais:conv. lajes blog

Pré-lajes maciças:

lajes maciças blog

Protendidas:

protendidas blog

Protendidas Alveolares:

prot alvarez

Treliçadas:

treliçadas

Tem excelente resistência e suportam aproximadamente uma tonelada por m2. Usadas em grandes obras e infraestruturas, como pontes, estações de metrô, estacionamentos, etc.

Laje Mista com forma colaborante:

blog fgsbsg

Quer mais detalhes sobre as lajes pré-moldadas? Confira o vídeo a seguir:

 

Para mais informações, entre em contato com a ARQCRUZ Engenharia. Teremos o máximo prazer em responder a todas as suas dúvidas.