HIDRÁULICA: ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE

17 julho 2015

Sabendo da necessidade de conciliar desenvolvimento social e econômico com a preservação do planeta, pessoas têm buscado cada vez mais soluções sustentáveis para tarefas do dia a dia. Residencias modernas além de bonitas e altamente sustentáveis que prezam pela economia financeira dos seus proprietários e moradores, sem abrir mão do conforto.

Num projeto de uma casa sustentável não necessariamente gasta-se muito a mais, geralmente o valor que foi investido paga-se sozinho com a economia que gera em um curto prazo, que deve ser estudado e planejado o que chamamos de tempo de feedback ou tempo de retorno, sem falar que valoriza a construção no caso de uma futura venda.

No projeto hidráulico conseguimos aproveitar a água de diversas formas, sendo no aproveitamento da água de chuva, de águas pluviais, no tratamento particular do esgoto e na reutilização do esgoto tratado.

No aproveitamento de águas pluviais, construímos um sistema de captação e armazenamento dessa água que é captada através de telhados e calhas antes que entre em contato com o solo ou local de trânsito de pessoas, animais e veículos, evitando assim a contaminação. Após esse processo a água passa por um filtro autolimpante que irá retirar os resíduos e levá-la diretamente para cisternas para posterior reutilização.

Assim a água da chuva pode muito bem ser utilizada em descargas sanitárias, irrigação de jardins, limpeza de calçada, pátios, veículos, em espelhos e fontes d’água, sistemas de resfriamentos, entre outros, economizando assim a água potável que poderá ser usada apenas para fins mais nobres.

Já o tratamento biológico de esgoto é um sistema que pode ser utilizado em qualquer tipo de construção, residencial, comercial, industrial, corporativa ou predial, incluindo também pequenas cidades, bairros e vilas. O projeto de esgoto trata a água no local e a transforma em água tratada e desinfectada que posteriormente pode ser devolvida ao meio ambiente sem riscos de contaminação.

Após tratada a água além de ficar com um aspecto límpido, agrega valor à construção e é um sistema simples e rápido de instalar. Tem funcionamento autônomo e pode ser instalado abaixo da superfície, deixando a área acima livre para outros usos.

O esgoto tratado por esse sistema não apresenta vírus ou bactérias, não possui cheiro, nem cor. Contudo é possível que a água possa ser reutilizada, utilizando-a com usos similares aos da água de chuva.

Para mais informações, entre em contato com a ARQCRUZ Engenharia. Teremos o máximo prazer em responder a todas as suas dúvidas.