TIJOLOS SUSTENTÁVEIS FEITOS A PARTIR DE GARRAFAS PET

04 Março 2016

Na busca por soluções sustentáveis que visam suprir a demanda por moradias de baixo custo e que também ajudem a minimizar os impactos causados ao meio ambiente, surgiu a ideia de criar um novo tijolo feito a partir de garrafas pet.

O Ladrilhos Ecológicos, também conhecido como Tijolo Ecológico foi desenvolvido pelo pesquisador argentino Rosana Gaggino do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONICET). Rosana Gaggino e sua equipe, projetaram um processo que recicla garrafas plásticas descartadas e as transforma nos tijolos ecológicos.

Este projeto além de proporcionar fatores econômicos e ambiental, oferece ainda maior conforto térmico, isso porque os pets têm uma condutibilidade de calor inferior ao do tijolo convencional, ou seja, a casa construída com garrafas pet é mais fresca e arejada.

Segundo alguns pesquisadores, a utilização de tijolos constituídos com garrafas pet, gera economia de 40 a 60% mais barata do que uma construção usando tijolos comuns.

Além disso, a troca dos tijolos convencionais por este material, seria a redução da quantidade de plástico que é jogada em aterros, local onde o pet, por exemplo, demora cerca de 400 anos para se decompor.

O processo de fabricação é muito simples, pois ao contrário dos tijolos convencionais (feitos de cimento e areia), este, substitui a areia por tereftalato de polietileno (PET).

Considerada uma tecnologia ambientalmente correta, oferece diversas vantagens, tais como a sua capacidade cinco vezes maior de isolamento. Os blocos sustentáveis também são mais leves e possuem maior resistência ao fogo. O seu uso dispensa recursos naturais durante a obra (como madeira e areia).

Para mais informações, entre em contato com a ARQCRUZ Engenharia. Teremos o máximo prazer em responder a todas as suas dúvidas.