ENERGIA SUSTENTÁVEL

31 julho 2015

A energia é fundamental para o desenvolvimento humano e está conectado de muitas formas a todos os desafios que enfrentamos no cotidiano.

Somada a crescente preocupação com a preservação do meio ambiente e no aumento da demanda energética, impulsionou a população a pesquisar e desenvolver fontes alternativas de energia que ajudem a combater estes poluentes, utilizando meios renováveis e que produzam menor impacto ambiental, algumas fontes da geração de – energias sustentáveis – vem sendo desenvolvidas.

Dentre as inúmeras fontes de energias renováveis com as características supracitadas, a solar é certamente das mais promissoras.

A energia solar fotovoltaica compreende a captação do calor e da luminosidade do sol que é convertida em energia elétrica, limpa, renovável e inesgotável. O processo ocorre quando matérias como o arsenieto de gálio e o silício cristalino, dispostos em um painel, passam a gerar eletricidade após serem expostos a radiação do sol.

O equipamento tem curto prazo de instalação, e vida útil em torno de 30 anos, sem falar no valor investido, que se paga em torno de 3 a 4 anos depois do início da produção de energia e o melhor, gerando 27 anos de retorno adicional, ou seja, além de ser uma casa sustentável, ainda tem 27 anos de energia gratuita.

Entre os principais tipos de energia sustentável, podemos citar:

– Energia eólica: conseguida por meio de cata-ventos e convertida em energia elétrica.

– Biogás: obtida por meio do lixo orgânico, como cascas de frutas, verduras e etc.

– Marés: funciona de maneira similar à energia eólica, captando a força das marés por meio de turbinas.

Em suma, o uso da energia renovável é a forma mais apropriada de gerar energia sem poluir o ambiente, pois utiliza recursos que são devolvidos ao meio ambiente, diferente da energia convencional, que quando utilizada, causa poluição e não se restitui ao meio ambiente.

Para mais informações, entre em contato com a ARQCRUZ Engenharia. Teremos o máximo prazer em responder a todas as suas dúvidas.