ENERGIA ALTERNATIVA – MAREMOTRIZ

06 novembro 2015

Existem diversas maneiras de se obter energia proveniente do mar. Uma delas é a Energia Maremotriz que é captada por meio da movimentação das aguas do oceano através da utilização da energia contida no fluxo das marés, ondas e correntes marítimas.

Devido a este fato, a energia maremotriz é classificada como uma energia limpa, renovável e autossustentável.

Há dois principais meios de se obter a energia maremotriz: Energia Potencial gerada pela diferença de altura entre as marés (altas e baixas). E a Energia Cinética gerada pelas correntes de água formadas pelas marés.

A Energia das Marés aproveita o movimento regular do fluxo do nível do mar. Seu funcionamento é similar ao de uma usina hidrelétrica. Uma barragem é construída junto ao mar que coleta a água da maré cheia até haver potencial suficiente para gerar energia elétrica. Logo esta água é liberada novamente na maré movimentando uma turbina ligada a um sistema de conversão gerando assim a eletricidade.

                                                                                                                                    ondas40 gif

A Energia das correntes marítimas, é uma forma de energia marinha que aproveita a energia cinética encontrada nas correntes do mar. Embora não seja amplamente usada atualmente, a energia das correntes marítimas possui um importante potencial para a futura geração de eletricidade. As correntes marítimas são mais previsíveis que o vento.

                                                                                                                                                                    correntes maritmas

Outra forma de produção de energia maremotriz e com a Energia das Ondas. Este sistema é composto basicamente por três fatores: as ondas do mar, uma câmara de ar instalada dentro de uma barragem e um tubo de ar. As ondas empurram a água para dentro da câmara que pressuriza de despressuriza o ar contido na câmera com o movimento alternado das ondas. O ar então movimenta uma turbina que se encontrar dentro da câmara e logo é convertida em energia elétrica.
                                                                          ondas

As vantagens da Energia Maremotriz

– A previsibilidade da ocorrência de marés;

– É uma alternativa para países que por diversos motivos não podem gerar eletricidade através de outras formas de energia;

– É uma fonte renovável e limpa;

As desvantagens da Energia Maremotriz

– Necessidade de ter uma situação geográfica favorável.

– A sua construção pode acarretar grandes impactos ambientais devido a criação da albufeira;

– O elevado custo de instalação;

– Funcionam dez horas por dia;