ENERGIA ALTERNATIVA – BIOMASSA

23 outubro 2015

Diante dessa dependência de recursos energéticos surge a busca por alternativas eficazes de produzir e distribuir energia. Alternativas que possam garantir a disponibilidade de energia para as próximas gerações.

A Biomassa é considerada uma fonte energética alternativa devido ao fato de ser renovável e limpa.

A Bioenergia é a energia gerada por meio da decomposição de materiais orgânicos, tais como: restos de alimentos, resíduos agrícolas, cascas de arroz, resíduos industriais, excrementos de animais e dentre outros materiais similares.

Devido à grande diversidade de materiais que podem ser classificados como orgânicos, o processo de transformar biomassa em energia elétrica é dividido em três tipos: os que envolvem a combustão direta, o processo termoquímico e o processo biológico.

  • Combustão: libera o calor para a produção de eletricidade por meio da biomassa, podendo ser utilizado em usinas de carvão ou em indústria de madeira que utiliza a combustão de restos de madeira para produzir calor e eletricidade.
  • Gaseificação: converte biomassa em combustível na forma gasosa por meio de reações termoquímicas e em seguida utiliza o gás obtido para produção de energia.
  • Fermentação: um processo biológico em que os microrganismos conhecidos como leveduras convertem os açúcares de plantas em álcool. É utilizado para a formação de eletricidade e para a purificação de lixos e esgotos em industrias.

Dentre as formas de energia renovável a oriunda da biomassa é uma das mais utilizadas no mundo. Estima-se que seu consumo esteja entre 10% e 14%.

Principais vantagens da Biomassa:

  • O baixo custo de operação;
  • Proporciona o reaproveitamento dos resíduos;
  • É pouco poluente, não emitindo dióxido de carbono;
  • Facilidade de armazenagem e transporte;
  • Alta eficiência energética;
  • É uma fonte energética renovável e limpa.

A biomassa também é considerada durável a partir do momento em que se pode através do manejo correto garantir seu ciclo, por exemplo, garantindo o reflorestamento ou replantio. O uso indevido deste método poderá ocasionar sérios problemas ao meio ambiente.

Para mais informações, entre em contato com a ARQCRUZ Engenharia. Teremos o máximo prazer em responder a todas as suas dúvidas.