ALVENARIA RACIONALIZADA
09 setembro 2016Modernamente se entende por alvenaria, um conjunto coeso e rígido, de tijolos ou blocos (elementos de alvenaria) unidos entre si por argamassa, dimensionada para resistir a ações de seu próprio peso. A execução da alvenaria se dá pela simples necessidade de vedação e divisão de ambientes, agregando o conforto acústico, térmico e estético ao mesmo.
No processo construtivo desta alvenaria em edificações, sob a ótica do método racionalizado e economicamente viável é imprescindível à perfeita interação entre projeto e a metodologia construtiva. Agregando assim, a otimização desta etapa em grande ganho em produtividade e redução de custo, sem desperdícios e retrabalhos gerados por falhas.
O princípio básico da alvenaria racionalizada é tomar todas as decisões quanto aos passos de execução na fase de projeto e documentá-los em forma de desenho ou observações descritivas. Assim, o projeto contempla todo o detalhamento executivo, estrutural, alvenaria e instalações, compatibilizando tudo.
Primeiramente, quando se pretende implantar conceitos de racionalização da construção em uma obra, deve-se iniciar pela estrutura da edificação. Em seguida, priorizar a alvenaria de vedação. Isso porque o subsistema de vedação vertical interfere nos demais subsistemas da edificação: revestimento, impermeabilização, esquadrias, instalações elétricas, comunicação e instalações hidrossanitárias.
A alvenaria racionalizada incorpora muitas das vantagens e da cultura do sistema construtivo em alvenaria estrutural convencional, tais como:
- Desenvolvimento de um projeto de produção, onde todos os detalhes construtivos serão definidos, evitando a improvisação no canteiro-de-obras;
- Integração de projetos: os elementos estruturais (pilares, vigas e lajes), de alvenaria e as instalações (elétricas, hidráulicas, gás, telefonia, etc.) serão integrados ao projeto de produção, para que não ocorram interferências entre os sistemas;
- Treinamento e qualificação da mão-de-obra para adaptação ao novo processo;
- Controle da qualidade e do consumo dos materiais;
- Controle da qualidade da execução, evitando fissuras, trincas, erros de nível e de prumo;
- Redução do desperdício de materiais, pois não são necessários cortes e rasgos na alvenaria de blocos para a passagem das instalações;
- Elevada produtividade, permitindo a entrega da edificação em menor tempo;
- Canteiro de obras limpo e organizado;
- Melhor desempenho térmico e acústico da edificação.
Contudo, existem alguns detalhes no desenvolvimento de projetos de alvenaria racionalizada que devem ser observados:
- Desenvolvimento do projeto arquitetônico com medidas modulares(por exemplo, múltiplas de 5cm) nas dimensões internas dos cômodos e de portas e janelas;
- Dimensionamento dos elementos estruturais com medidas modulares;
- Desenvolvimento dos projetos complementares (hidráulico, elétrico, etc.) com a utilização de shafts e prumadas verticais.
Em contraponto à alvenaria tradicional, a alvenaria dita como racionalizada apresenta características do tipo:
- Utilização de blocos de melhor qualidade,
- Preferencialmente com furos na vertical para facilitar a passagem de instalações;
- Planejamento prévio;
- Projeto da produção;
- Treinamento da mão-de-obra;
- Utilização de família de blocos com blocos compensadores para evitar a quebra de blocos na execução;
- Redução drástica do desperdício de materiais;
- Melhoria nas condições de limpeza e organização do canteiro de obras;
Para mais informações, entre em contato com a ARQCRUZ Engenharia. Teremos o máximo prazer em responder a todas as suas dúvidas.
0 Comment